Tese de Mestrado

Tese de Mestrado
Tese de Mestrado - Bairros SAAL estudados - S.Vitor, Bouça e Massarelos

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Desenho III - Forma de Comunicar - (Drawing III - Way to communicate)

Desenho III - Forma de Comunicar
Drawing III - Way to communicate

       "Desenhar é a integridade da arte. Não há possibilidade de trapacear. Ou é bom ou é ruim." - Salvador Dali

Desenho (a lápis de cor) - Natureza-Morta

Desenho (aguarelas) - Fachada na Ribeira, Porto

Desenho (a lápis) - Paisagem
Desenho (a lápis) - Reprodução de imagem
Desenho (a lápis) - Reprodução de imagem

Desenho (a caneta) - Reprodução de imagem


Desenho (a lápis) - Reprodução de imagem

Desenho (a caneta) - Reprodução de imagem
Desenho (a caneta) - Reprodução de imagem

Desenho (a caneta) - Reprodução de imagem

Desenho (a lápis de cor) - Reprodução de imagem
Desenho (a lápis de cor) - Reprodução de imagem

O controlo do traço é essencial para o arquitecto, esse controlo é a sua arte, sem dúvida a ferramenta mais adequada para transmitir as suas ideias e pensamentos. A utilização de um conjunto de traços, quanto compostos formam o desenho, entendido como uma arte representativa que consegue captar essência, o purismo, assim como, o resumo de muitos conceitos e ideologias.

The control of drawing is essential for the architect, this control is its art, undoubtedly the most suitable tool to convey your ideas and thoughts. The use of a set of traces, as compounds forming the design, understood as a representative art that captures essence, purismo as well as a summary of the many concepts and ideologies

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Casa Denis-Ortmans

        Este é um projecto do gabinete de arquitectura belga Dethier Architecture SA, a casa Denis-Ortmans está localizado na Bélgica, em Jehanster, Verviers, Walloon Region - Rua Victor Close.









Arquitetos: Dethier Architecture SA
Localização: Jehanster, Bélgica
Construtora: Daniel Stoffels
Cliente: Denis Ortmans
Área de Projecto: 112 m²
Ano de construção: 2000
Fotografias: Jean-Paul Legros & Serge Anton














"A casa Denis Ortmans é baseada numa reflexão sobre o que pode ser a casa de uma família moderna, que respeite as regras do desenvolvimento sustentável. Foram utilizadas técnicas no serviço de construção ecológicas econômicas, adaptadas às exigências de hoje em termos de conforto e com uma linguagem formal contemporânea, permitindo a adaptação do edifício para mudar o estilo de vida dos usuários. 

Tijolos regenerativos, falsas vigas, telhas de concreto, clarabóias ... que sendo aspectos anedóticos tornam o seu uso generalizado e são soluções nocivas que infestam áreas rurais e peri-urbanas. . Esta falta de pensamento ecológico é acoplada com outras deficiências.

A casa é uma reação contra a casa tradicional, que serve como referência e que monopoliza o mercado, feita com materiais e métodos de construção de poluentes (resíduos e com grandes excedentes muitas vezes enterrados no local) sem seguir uma ética do desenvolvimento sustentável tanto no desempenho e envelhecimento. 

É completamente uma habitação pré-fabricada, com soluções técnicas simples, com uma estrutura de metal elementar exibindo suas stiffeners e minimizando as suas secções, espessuras de vigas e pilares e, de uma forma mais evidente o dossel. O convés e laje de betão inferior, além de ser de construção soluções lógicos na sua relação com o resto do edifício, também ajuda na regulação da temperatura interna da inércia térmica de materiais. A casa é, basicamente, uma visão aberta que permite o particionamento quase completo e uma relação muito aberta com a paisagem do espaço circundante. A vegetação é adicionada para melhorar as condições de habitação evitando o efeito estufa e protege o interior de vista da rua, também fornece um jogo mudando de sombras e manchas de luzes coloridas."

fontes: http://www.ney.be/en/projects_details/72.html

dados do gabinete: http://www.dethier.be/

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Desenho II - Forma de Comunicar
Drawing II - Way to communicate

       "De um traço nasce a arquitectura e quando ele é bonito cria surpresa, ela pode atingir,  sendo bem conseguida, o nível superior de uma obra de arte" - Óscar Niemeyer

Desenho (a caneta) - Rua de Cedofeita, Porto
Desenho (a caneta) - Rua de Cedofeita, Porto
 Desenho (a caneta) - Reprodução de imagem
Desenho (a lápis) - Reprodução de imagem
 Desenho (a lápis) - Reprodução de imagem
 Desenho (a caneta) - Bar Faculdade Lusíada Porto
 Desenho (a caneta) - Bar Faculdade Lusíada Porto
  Desenho (a caneta) - Paisagem vista janela casa
  Desenho (a lápis) - Imagem mão 
Desenho (a lápis) - Imagem natureza morta

O desenho permite sonhar, em cada traço executado é transmitido um valor, um pensamento e a revela um forte significado. No seu total, todo o conjunto de traços valoriza o pretendido, a idealização suprema de algo que o nosso imaginário fantasia.

The drawing allows dreaming, on each trait is transmitted a value, a thought and a strong meaning. In total, set of traits value what we want pretend, the ultimate idealization of something that our imaginary fantasy.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MARLEGNO - DESIGNING THE FUTURE - Prefabricated wooden homes 2014

MARLEGNO
DESIGNING THE FUTURE - Prefabricated wooden homes 2014




Marlegno - Contest Catalogue "Designing the future" 2014
Arq. Bruno Tavares





Projecto nos 35 finalistas e merecedor de Menção Honrosa

Project in the 35 finalists and worthy of Honorable Mention



Painéis de apresentação de projecto

Pombaline Cage House - Painel_1
Pombaline Cage House - Painel_2
Pombaline Cage House - Painel_3



O concurso lançado pela Marlegno – Designing The Future deu-me a oportunidade de aprofundar estudos sobre sistemas modulares, construção em madeira e a seco. O projecto proposto pretende dar resposta ás ideias lançadas pelo concurso, tendo como principal foco usar sistemas e materiais recorrentes em Portugal (pais que represento).

A busca de um conceito forte e sólido, que consiga conjugar todos os factores pretendidos, levou-me a equacionar quatro pontos importantes: tema, forma, pele e programa. Como ponto de partida estudei um sistema construtivo português – gaiola pombalina, a sua modulação era interessante para reproduzir, assim como dar expressão ao projecto usando cortiça no revestimento exterior (material português em expansão).

A resposta às principais ideias resultara na elaboração de um módulo simples ecológico, construído a seco em madeira e de fácil encaixe, permitindo adaptar a sua forma, dinamizando a sua linguagem e responder a divergentes programas.


The competition launched by Marlegno - Designing The Future gave me the opportunity to study the modular systems, wood construction and dry construction. The proposed project aims to respond to the ideas launched by the contest, focusing mainly use systems and recurring materials in Portugal (parents I represent).

The search for a strong, solid concept that can combine all the desired factors led me to equate four important points: theme, shape, skin and program. As a starting point i studied a Portuguese construction system - pombalina cage, it’s their modulation was interesting to apply in the project for the contest, as well as give expression to the project using cork in outer coat (Portuguese expansion material).

The answer to the main ideas results in the elaboration of a simple ecological module, built in wood and easy fitting, allowing you to tailor their form, having a dynamic language and giving respond to different programs.


Painel de apresentação de projecto a concurso