Tese de Mestrado

Tese de Mestrado
Tese de Mestrado - Bairros SAAL estudados - S.Vitor, Bouça e Massarelos

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Casa Denis-Ortmans

        Este é um projecto do gabinete de arquitectura belga Dethier Architecture SA, a casa Denis-Ortmans está localizado na Bélgica, em Jehanster, Verviers, Walloon Region - Rua Victor Close.









Arquitetos: Dethier Architecture SA
Localização: Jehanster, Bélgica
Construtora: Daniel Stoffels
Cliente: Denis Ortmans
Área de Projecto: 112 m²
Ano de construção: 2000
Fotografias: Jean-Paul Legros & Serge Anton














"A casa Denis Ortmans é baseada numa reflexão sobre o que pode ser a casa de uma família moderna, que respeite as regras do desenvolvimento sustentável. Foram utilizadas técnicas no serviço de construção ecológicas econômicas, adaptadas às exigências de hoje em termos de conforto e com uma linguagem formal contemporânea, permitindo a adaptação do edifício para mudar o estilo de vida dos usuários. 

Tijolos regenerativos, falsas vigas, telhas de concreto, clarabóias ... que sendo aspectos anedóticos tornam o seu uso generalizado e são soluções nocivas que infestam áreas rurais e peri-urbanas. . Esta falta de pensamento ecológico é acoplada com outras deficiências.

A casa é uma reação contra a casa tradicional, que serve como referência e que monopoliza o mercado, feita com materiais e métodos de construção de poluentes (resíduos e com grandes excedentes muitas vezes enterrados no local) sem seguir uma ética do desenvolvimento sustentável tanto no desempenho e envelhecimento. 

É completamente uma habitação pré-fabricada, com soluções técnicas simples, com uma estrutura de metal elementar exibindo suas stiffeners e minimizando as suas secções, espessuras de vigas e pilares e, de uma forma mais evidente o dossel. O convés e laje de betão inferior, além de ser de construção soluções lógicos na sua relação com o resto do edifício, também ajuda na regulação da temperatura interna da inércia térmica de materiais. A casa é, basicamente, uma visão aberta que permite o particionamento quase completo e uma relação muito aberta com a paisagem do espaço circundante. A vegetação é adicionada para melhorar as condições de habitação evitando o efeito estufa e protege o interior de vista da rua, também fornece um jogo mudando de sombras e manchas de luzes coloridas."

fontes: http://www.ney.be/en/projects_details/72.html

dados do gabinete: http://www.dethier.be/

Sem comentários:

Enviar um comentário